Programa de Educação Cultural #EuFaçoParte
* ALINHAMENTO COM OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O projeto está alinhado com um ou mais dos ODS 6, 12 e 15?
* INOVAÇÃO: É algo que ainda não foi realizado na escola ou comunidade?
* UTILIDADE PÚBLICA: Vai ajudar outras pessoas, sem pretensão de lucro para participantes do projeto?
* REPLICAÇÃO: O projeto pode ser realizado por outras pessoas, escolas ou comunidade?
De setembro a novembro de 2021 o Projeto P.E.C desenvolve oficinas de educação ambiental com jovens de 13 à 18 anos e alunos do fundamental II e ensino médio. Como forma de reconhecer o trabalho dos alunos, o PEC conta com uma etapa de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dentro das próprias Instituições: a Feira de Ideias
_______
Em cada turma os jovens e alunos deverão se organizar em equipes, nomeando um educador ou embaixador lider. A quantidade de jovens por equipe é por critério dos mesmos (limitado a 4 integrantes por equipe + 1 educador ou embaixador responsável).
___________
Ao longo das oficinas estimulamos os alunos a identificarem problemas ambientais em suas escolas e comunidades para propor uma solução: o projeto.
O projeto pode ser implementado ou simplesmente concebido (colocado no papel). Em ambos os casos, as equipes devem seguir o modelo de relatório para escreverem.
Os alunos necessitarão de apoio da escola e dos professores (na orientação e viabilização da implementação do projeto, se for o caso). Dependendo de como o projeto foi estruturado, a comunidade próxima à escola poderá ser envolvida.
_______
O projeto deve ser estruturado de forma a atender a, pelo menos, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 6 – Água potável e saneamento: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 15 – Vida terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.
________________
Desenvolvimento do relatório do projeto.
Envio do material pelo site.
Avaliação online pela equipe NTICS.
Reconhecimento das equipes destaque.
___________________
A equipe de trabalho de cada projeto deve estruturá-lo, observando os seguintes critérios:
CRITÉRIO 1: Os projetos devem atender a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) abaixo:
ODS 6 – Água Potável e Saneamento
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
ODS 15 – Vida terrestre
CRITÉRIO 2: Inovação algo que ainda não tenha acontecido na escola ou comunidade.
CRITÉRIO 3: Utilidade pública: o projeto beneficia outras pessoas e não tem pretensão de lucro para os participantes do projeto.
CRITÉRIO 4: Possibilidade de replicação: o projeto identificado com facilidade de ser replicado (realizado) no ambiente escolar.
______________
29/09 – Workshop para educadores
20/10 – Abertura do Projeto e Oficina 1 [Meio Ambiente]
27/10 – Oficina 2 [Feira de Ideias]
03/11 – Oficina 3 [Construindo um Projeto]
10/11 – Prazo final para envio dos Projetos para a NTICS
17/11 – Encerramento e Divulgação dos Premiados
2018 – Todos os Direitos Reservados NTICS Projetos
Desenvolvido por Agência Pixel Digital